sábado, 12 de dezembro de 2009

Cibercrime e proteçao de dados

Cibercrime

Cibercrime (Cybercrime em inglês) é a palavra dada a uma prática que consiste em fraudar a segurança de computadores ou redes empresariais. Este crime pode ser promovido de diversas maneiras: disseminação de vírus que coletam e-mails para venda de mailing; distribuição material pornográfico (em especial infantil); fraudes bancárias; violação de propriedade intelectual e direitos conexos ou mera invasão de sites para deixar mensagens difamatórias como forma de insulto a outras pessoas.
O termo "cibercrime" surgiu depois de uma reunião, em Lyon, na França, de um subgrupo das nações do G8, que analisou e discutiu os crimes promovidos via aparelhos eletrônicos ou pela disseminação de informações para a internet. Isso aconteceu no final da década de 90, período em que Internet se expandia pelos países da América do Norte. O subgrupo, chamado "Grupo de Lyon", usava o termo para descrever, de forma muito extensa, todos os tipos de crime praticados na Internet ou nas novas redes de telecomunicações, que estavam e estão cada vez mais acessíveis em termos de custo.
Apesar de não possuir legislação efetiva, no Brasil, é possível tipificar alguns crimes no código penal ordinário. A única maneira de um hacker não ser pego é se ele, ao invadir a rede, não alterar nada nela.

Prevenção

Especialistas orientam que os internautas não devem abrir anexos suspeitos (formato de aquivo .exe, por exemplo) de pessoas desconhecidas ou não acreditar em e-mails que ofertam facilmente prêmios. Além de evitar sites pouco conhecidos e de conteúdo duvidoso. Manter o anti-vírus sempre atualizado também é enssencial para evitar transtornos.


Proteção de dados

Como vimos ao tratar de Cibercrimes, podemos evitar perdas maiores de dados através de reaçização de cópias periódicas dos dados em fitas magéticas, DVDs ou CDs. A estas cópias periodicas chamamos de backups.

Nenhum comentário:

Postar um comentário