sábado, 12 de dezembro de 2009

Internet - intranet - extranet - e-business

Internet,intraner e extraner o que são,e quais as suas diferenças :

INTERNET



Qual empresa hoje não conta com um computador conectado a internet? A necessidade da informação criou a internet que hoje conhecemos. Assim como destruição as guerras trazem avanços tecnológicos em velocidade astronômica, foi o caso da internet que surgiu na guerra fria em 1960 a 1970. O governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Seria uma tecnologia de resistência. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet.

Após isto o projeto da internet era coligar universidades para que fosse possível uma transmissão de dados de forma mais eficaz, rápida e segura.

No Brasil a internet iniciou em 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.

Definição de internet:
A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado. Em março de 2007 foi feito um senso que divulgou que cerca de 16,9% da população mundial utiliza internet, ou seja, cerca de 1,1 bilhão de pessoas, hoje este valor deve ser maior devido à grande taxa de crescimento da internet no ano de 2008.

Para que serve:
A internet serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.


INTRANET



As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet é feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.

Definição de intranet:
A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

EXTRANET



A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

Comparativo entre as tecnologias:

  INTERNET INTRANET EXTRANET
Acesso restrito   sim sim
Comunicação instantânea sim sim sim
Comunicação externa sim   sim
Compartilhamento de impressoras   sim  
Compartilhamento de dados sim sim sim
Rede local (LAN)   sim  




E-business


Este trabalho tem por objetivo estudar do e-business (Negócios Eletrônicos), suas formas, aspectos, definições e contribuições de sua aplicação. O termo e-business, foi utilizado pela IBM (uma das empresas pioneiras e líderes em soluções de e-business), à partir de 1997, para diferenciar negócios realizados eletronicamente de diversos tipos via Internet, do sobreposto conceito de e-Commerce (Comércio Eletrônico) por se tratar de uma forma mais abrangente de negócios além da simples operação de compra e venda de produtos e serviços. Ao longo deste trabalho, estuda-se o e-business, contudo é necessário que se conceitue também o e-Commerce, pois este é parte integrante do e-business, sendo o seu aplicativo mais comum e utilizado pelos consumidores via Internet, pois enquanto se efetua uma compra pela Internet (e-Commerce), há todo um conjunto interagindo "atrás" da tela, integrando todos os níveis e processos existentes em um a empresa, tais como marketing, vendas, compras, pagamentos, logística e outros processos vitais dentro de uma empresa, em um único sistema (e-business). Os negócios do comércio mundial via e-business estão cada vez mais interessantes à medida que a realidade do mercado internacional atua aponta uma tendência de ajuste entre o mundo real - A Velha Economia - e o mundo Virtual - a Nova Economia. É papel do e-business solucionar esse desafio, ou seja, alavancar produtividade, competitividade, capacidade de mudar, incorporando e integrando mais e mais tecnologia na gestão empresarial.

A Internet ganha milhões de novos usuários a cada ano, e esse crescimento ocorre em ritmo acelerado. Com isso muitas tecnologias estão sendo criadas para proporcionar novos negócios, produtos e serviços a estes usuários.
Tais tecnologias impõem novos conceitos, novas fronteiras e sobretudo integrar processos de negócios virtuais com gerenciamento de relacionamento junto aos consumidores. As organizações passaram a realizar seus planejamentos e estratégias voltadas para o futuro, tendo como uma das principais bases a Tecnologia da Informação (TI), onde o ambiente empresarial tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, os quais tem sido consideradas diretamente relacionadas com a Tecnologia da Informação. Essa relação engloba desde o surgimento das novas tecnologias ou novas aplicações, para atender as necessidades de um novo ambiente repleto de novas tendências no mundo dos negócios.
A revolução causada pelos avanços tecnológicos de informação está sendo chamada por alguns autores e estudiosos de "Revolução da Informação", e comparada à Revolução Industrial, no final do século XVIII e início do século XIV, em termos de mudanças na forma como as pessoas e organizações atuam e interagem, criando uma série de novos negócios, novas maneiras, novas atividades e oportunidades. Como exemplo o Comércio eletrônico uma das faces mais visíveis do e-business, está criando uma nova explosão, mudando rapidamente a economia, a sociedade e a política, pois na geografia do comércio eletrônico, simplesmente elimina-se as distâncias, existindo assim uma economia e um mercado.
O e-business trata-se de um conjunto de soluções que permite fazer negócios on line aproveitando os recursos da Internet com seu alcance global, onde coloca-se a empresa numa vitrine global, modificando fundamentalmente a maneira de conduzir os negócios reduzindo custos associados a processos, fornecendo melhores serviços e cada vez mais rápido. Nesta pesquisa procurou-se conhecer as contribuições e aplicações de um novo conceito de negócios, onde apresenta-se em um contexto de forma clara e didática.
 
Conceitos e classificações:

E–business, ou negócio eletrônico é uma definição mais ampla de comércio eletrônico que inclui a compra e venda de produtos pela internet, atendimento a clientes, colaboração com parceiros de negócio e a coordenação de transações comerciais organizacionais internas. Contudo, quanto à interação, e–business pode ser classificado em:
B2c(business to consumer): transações caracterizadas pela compra de produtos a partir de lojas virtuais. Compras de livros e CDs são exemplos tradicionais.
B2B (business to business): é caracterizado por transações efetuadas diretamente entre empresas. Um exemplo seria o disparo de um pedido de compra diretamente no fornecedor, feito pela empresa cliente.
B2B2C (business to business to consumer): consiste em ter um atacadista que vente para o distribuidor, que por sinal vende para o consumidor final, naturalmente no meio digital.
C2B (Consumer to business): Indivíduos usam a internet para vender seus próprios serviços. Um exemplo seria uma pessoa física em busca de uma nova oportunidade de trabalho, enviando seu currículo para diversas organizações.
m–commerce: caracterizado por negócios eletrônicos gerados a partir de dispositivos móveis, como o telefone celular. Ingressos para filmes, entradas para teatro já estão disponíveis. Com a chegada dos aparelhos coloridos com suporte a vídeo, o usuário passa a possuir outras opções de compra de serviços que não sejam jogos e ringtones. Vídeos, papéis de parede e outras formas de entretenimento também são vendidas para estes aparelhos.
C2C (consumer to consumer): os clientes compram e vendem diretamente de outros clientes, por meio de um espaço comum. Sites de leilão eletrônico são exemplos desta natureza.
B2E (business to employee): as organizações podem utilizar a internet como canal direto com seus próprios empregados. Portais departamentais e intranets são exemplos de iniciativas deste tipo.
e–learning: é a utilização do ciberespaço para ampliação do conhecimento ou a realização de treinamentos formais virtuais. Têm sido uma área em expansão no Brasil.
e–governement: o governo, enquanto entidade, compra produtos e serviços eletronicamente.
Diante destas classificações, a equipe responsável por estes projetos enfrenta uma série de desafios, que são determinantes para o sucesso da aplicação.

Exemplos :

Amazon
 


Americanas 
 




Submarino



           

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