sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Tecnologia da Informaçao (TI)



Tecnologia da Informação (TI) é definida como o conjunto de hardware
e software que desempenham as tarefas de processamento de informações, tais como sua coleta, transmissão, armazenagem, recuperação, manipulação e apresentação. Um Sistema de Informação (SI) deve ser entendido dentro do contexto das pessoas que o usam, sejam usuários diretos ou indiretos, e da empresa e do setor em que atuam. A TI pode ser compreendida como o componente de oferta de leque de soluções e alternativas para a adoção de sistemas. SI, por sua vez, pode ser entendido como o componente de demanda da organização para suas questões de informação.
A apresentação de alguns conceitos básicos de TI neste manual parte do
pressuposto de que esse conhecimento é necessário para o gerenciamento eficaz de SI. A escolha da tecnologia mais adequada para cada tipo de Sistema de Informação exige a análise de diversas opções, algumas vezes excludentes, outras complementares. Conhecer essas opções e suas oportunidades faz parte do papel dos gerentes e usuários de Sistemas de Informação.
Algumas tendências importantes para a TI podem ser observadas, tais como
o barateamento dos dispositivos de hardware, ao mesmo tempo que se tornam
cada vez mais potentes. O software se torna cada vez mais capaz de explorar
os aumentos de capacidade e velocidade dos novos dispositivos. O usuário,por sua vez, está cada vez mais envolvido diretamente nos processos de transformação proporcionados com o uso crescente dessas tecnologias. Observar essas tendências é importante, de forma a permitir o aproveitamento pleno dos potenciais das tecnologias em questão.
As fronteiras de definição dos computadores estão cada vez menos nítidas e
cada vez mais móveis. Tradicionalmente, os computadores de uso geral eram
classificados como de pequeno, médio e grande porte.

Alternativas de hardware

O plano deve ser traduzido de forma qualitativa e quantitativa em termos de
configurações de hardware, ou seja: quais e quantos recursos de hardware são
necessários para alcançar os objetivos propostos. Algumas questões aí colocadas
são: qual o melhor computador para rodar determinado tipo de aplicação?
Qual a capacidade de expansão desse sistema? Qual a infra-estrutura de
redes e de telecomunicações necessária para esse sistema? Onde ficam
armazenados os dados?
As alternativas sobre os recursos envolvem combinações de:

• microcomputadores;
• computadores portáteis;
• servidores de rede;
• infra-estrutura de rede;
• unidades de backup;
• fornecimento ininterrupto de energia.

Dois enfoques devem ser adotados para a seleção de hardware: o enfoquesubjetivo leva em conta vários fatores, tais como aspectos políticos e de conveniência;o objetivo leva em conta metodologias de seleção, tais como benchmarking e simulação, voltadas para a avaliação de custo-benefício.


Alternativas de software

As decisões acerca de software em geral não podem ser tomadas de forma
independente do hardware, dada a estreita dependência entre eles. É necessário definir as características desejáveis do software de acordo com os objetivos a serem alcançados. Essas características permitirão desenhar, criar,gerar e manter as aplicações. As alternativas para software se apresentam em diversas categorias:

• sistemas operacionais;
• ferramentas de operação e manutenção;
software antivírus;
• bancos de dados;
• linguagens de programação;
• geradores de programas e relatórios;
• aplicativos de produtividade (planilhas, textos, apresentações).


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